No tabuleiro em constante mutação da mobilidade elétrica, os movimentos da Chevrolet são sempre observados com lupa. E a mais recente peça colocada pela marca no jogo global atende pelo nome de Chevrolet Spark EUV — um SUV compacto, 100% elétrico, posicionado para duelar diretamente com os modelos mais vendidos do segmento, especialmente o chinês BYD Dolphin e, em menor escala, o Yuan Plus.
A sigla EUV (Electric Utility Vehicle) não é exatamente nova para quem acompanhou os lançamentos da General Motors nos últimos anos. Ela apareceu primeiro no Bolt EUV, um derivado mais espaçoso do Bolt EV. Mas aqui, o Spark EUV ganha contornos inéditos: sai o compacto urbano e entra um crossover parrudo, com design repaginado, foco em acessibilidade e preço competitivo. Uma jogada ousada da Chevrolet para voltar a figurar com força entre os protagonistas do mercado elétrico, especialmente nos países emergentes — como o Brasil.
DESIGN: PEQUENO NO NOME, GRANDE NA PRESENÇA
Apesar de carregar o nome Spark, o novo EUV está longe de ser apenas uma adaptação eletrificada do antigo citycar. Sua carroceria é 100% nova, mais alta, larga e robusta, com linhas que remetem a um mini-Tracker futurista. A dianteira é marcada por uma grade fechada — típica dos elétricos — com elementos em preto brilhante e assinatura em LED em formato bumerangue. As rodas de 17 polegadas com acabamento diamantado e os detalhes cromados nas janelas reforçam o visual sofisticado, mesmo em um modelo de entrada.
Com 4,10 metros de comprimento, o Spark EUV se posiciona como um SUV compacto, mas com proporções mais generosas que o Dolphin (4,12 m), e com entre-eixos semelhante ao do Renault Kardian. A proposta da Chevrolet é clara: entregar um carro pequeno por fora, mas com espaço interno digno de segmentos superiores.
MOTORIZAÇÃO ELÉTRICA: MODERNIDADE SEM EXAGERO
O Chevrolet Spark EUV traz um conjunto elétrico voltado para o equilíbrio entre autonomia, desempenho e preço. O motor dianteiro entrega 136 cv e 27,5 kgfm de torque — números praticamente idênticos aos do BYD Dolphin — e a bateria de 50 kWh promete uma autonomia declarada de até 400 km no ciclo CLTC chinês (em WLTP, algo em torno de 340 km, e cerca de 300 km no uso real urbano misto brasileiro).
A recarga vai de 20% a 80% em cerca de 30 minutos nos carregadores rápidos de corrente contínua (DC), enquanto no carregamento residencial (AC) com wallbox de 7,4 kW, a carga completa leva cerca de 7 horas.
Um dos diferenciais, segundo a Chevrolet, é a nova plataforma BEV3 adaptada ao Spark EUV, que oferece melhor distribuição de peso e um centro de gravidade mais baixo, favorecendo a dirigibilidade. Em nossos testes iniciais, o modelo apresentou bom comportamento dinâmico, com acelerações vigorosas até os 80 km/h e retomadas seguras — exatamente o que o público urbano espera de um elétrico compacto.
INTERIOR: O BÁSICO COM UM TOQUE DE TECNOLOGIA
Por dentro, o Spark EUV segue a fórmula de sucesso dos elétricos chineses, com central multimídia flutuante de 10,2”, quadro de instrumentos digital de 8”, carregador por indução e espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay.
Apesar do visual moderno, os materiais usados no interior entregam o foco em custo-benefício: predominam plásticos rígidos, mas com montagem bem feita. O espaço para as pernas no banco traseiro é suficiente para dois adultos de até 1,80 m com conforto. O porta-malas de 310 litros é razoável para o segmento, superando o Dolphin (270 l) e ficando próximo ao do Renault Kwid E-Tech.
A segurança vem bem servida com 6 airbags, controle de estabilidade e tração, alerta de ponto cego, frenagem autônoma de emergência e assistente de permanência em faixa — esse último item ainda raro em modelos da faixa abaixo dos R$ 150 mil.
O PREÇO COMO ARMA PRINCIPAL
E é aqui que o Spark EUV pode ganhar sua principal batalha. Com produção concentrada na China (em parceria com a joint venture GM-SAIC-Wuling), o modelo chega ao Brasil com preço estimado de R$ 119.990, já incluso o pacote de baterias e carregador portátil.
Esse valor o posiciona diretamente contra o BYD Dolphin, que parte de R$ 149.800, além de ficar abaixo de outros elétricos nacionais ou importados, como o Renault Kwid E-Tech (R$ 139 mil) ou o GWM Ora 03 (R$ 150 mil).
A Chevrolet também promete oferecer plano de manutenção gratuito por três anos, além de parceria com redes de recarga rápida urbana e incentivo para instalação de wallbox residencial.
UM NOVO CAPÍTULO NA MOBILIDADE URBANA ELÉTRICA
O Spark EUV chega em um momento estratégico para o mercado: o consumidor está mais consciente dos custos de manutenção, dos benefícios fiscais em algumas cidades e da praticidade dos elétricos no uso urbano. Ao mesmo tempo, cresce a cobrança por opções reais de entrada nesse segmento — não apenas versões “acessíveis” de SUVs de R$ 200 mil.
Com a força da marca Chevrolet, uma rede de concessionárias já estabelecida, preço competitivo e visual acertado, o Spark EUV pode ser o ponto de virada da GM no jogo da eletrificação popular.
Não será uma disputa fácil. A BYD domina o discurso da eletrificação com números agressivos e reputação crescente. Mas o Spark EUV chega para mostrar que ainda há espaço — e fôlego — para novos jogadores no mercado de SUVs elétricos acessíveis.
Se o futuro é elétrico, ele está cada vez mais compacto, competitivo e urbano. E o Spark EUV quer ser exatamente isso: a faísca certa, no momento certo.
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